Cuidador de Idosos

O cuidador de idosos tem a função de proceder, orientar e auxiliar o paciente no que se refere à higiene pessoal, alimentação, locomoção e medicação; manter relacionamento cordial e prestativo com os idosos que estão sob sua responsabilidade ou cuidado.

Cuidador de Idosos RJ

Descrição do serviço de Cuidador de Idosos da HelpCare RJ

A HelpCare RJ fornece serviços de cuidador de idosos em toda região metropolitana do Rio de Janeiro.

Nossa equipe é treinada para conciliar o conhecimento técnico com a necessidade individual de cada paciente, realizando um atendimento humanizado e personalizado. Nosso principal objetivo é estimular a autonomia ainda existente, ou seja, realizar pelo idoso somente aquilo que ele não é capaz de realizar sozinho, proporcionando um sentimento de confiança e auto-estima para o assistido.

Outra prioridade de nossa equipe é prevenir situações de riscos tais como: queda, infecções, contaminações, interação medicamentosa, vulnerabilidade emocional, entre outras bastantes comuns no dia a dia dos idosos.

Após o fechamento do contrato, um cuidador de idosos especializado realizará um plano de cuidados personalizado de acordo com a rotina e as necessidades do idoso assistido, considerando as orientações da família e dos profissionais de saúde que o acompanham.

Citaremos abaixo, algumas funções inerentes ao trabalho do cuidador de idosos, porém antes disso você precisa estar ciente de uma questão muito importante:

O QUE AVALIAR AO CONTRATAR UM CUIDADOR DE IDOSOS

Antes de contratar um cuidador de idosos para cuidar de sua família, é fundamental entender que as empresas de cuidador de idosos possuem suas particularidades. É muito importante avaliar alguns pontos a fim de garantir a segurança física e emocional do idoso atendido, entre eles destacamos abaixo:

1 – Verifique se o profissional realmente é especializado

Sim, sabemos que este é um ponto básico e que não deveria ser uma preocupação, afinal, se estamos procurando uma empresa da área, é natural que estamos procurando um cuidador que esteja 100% preparado para realizar suas funções com eficiência. Portanto salientamos este ponto, de sempre verificar se o profissional possui curso de cuidador de idosos com a carga horária mínima de 160h.

2 – Solicite uma visita prévia à sua residência

Nada substitui o contato pessoal. Em uma conversa por telefone pode-se esquecer informações importantes, por este motivo, a fim de criar este vínculo de confiança tão necessário entre empresa e familiares, recomendamos que solicite uma visita de algum responsável pela empresa para melhor esclarecer os pontos básicos sobre o atendimento e contrato.

3 – Há amplo nível de suporte?

É muito importante que sua família encontre a segurança necessária de, em caso de alguma  urgência poder contar com uma equipe capacitada, pronta para resolver qualquer intercorrência que venha acontecer com seu ente querido. Nossa empresa estará 24h disponível para qualquer emergência.

4 – O profissional está atualizado?

Se requer de todo profissional no mercado deve se manter atualizado com o que há de mais moderno em seu ramo de atuação. Se essa regra vale para todos os profissionais no mercado de trabalho, o que dizer então de um cuidador de idosos que possui diante de si um paciente do qual ele deve cuidar e zelar?

5 – Haverá supervisão periódica?

É de bom tom, para a garantia da qualidade do atendimento, que uma enfermeira supervisione o trabalho da equipe de cuidadores de idosos na residência, a fim de acompanhar se os procedimentos realizados estão de acordo com os padrões de excelência estabelecidos por nossa empresa e, caso haja necessidade, realizar os devidos ajustes.

6 – Qual a reputação da empresa? Ela é confiável?

O histórico de satisfação dos antigos clientes e dos clientes ativos, pode ser conferido através das avaliações no google maps, redes sociais, bem como é possível também solicitar alguns contatos de clientes ativos para solicitação de referências.

7 – Os planos são flexíveis?

Planos variados e flexíveis são características de uma empresa sólida e versátil.

Existirem planos de 8hs, 12hs, 24hs, cuidador noturno, cuidadora folguista, dias fixos na semana ou pacote mensal.

Um olhar atento saberá avaliar a credibilidade e estrutura da organização. Alie esses pontos com a experiência e qualidade no atendimento para então ter uma visão clara do custo-benefício.

O melhor custo benefício do mercado será aquele que unir a alta capacidade técnica, infraestrutura, suporte e preço. Não deixe de avaliar estes itens para poder escolher o cuidador de idosos ideal.

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO CUIDADOR?

  • Proporcionar qualidade de vida para o assistido.
  • Prevenir situações de Riscos, tais como: Vulnerabilidade física, emocional, cognitiva, familiar e social.
  • Manter os Familiares do Idoso participativos e informados.
  • Estabelecer boas relações com a equipe de profissionais de saúde e familiares.
  • Acompanhar Idoso nas atividades externas do dia-a-dia, como por exemplo: ir à igreja, salão de beleza, supermercados, etc.
  • Realizar atividades que favoreçam a estimulação, criatividade e interação entre o assistido e o cuidador.
  • Auxiliar o paciente em suas atividades de vida diária, como alimentar-se, vestir-se, auxiliar em sua higiene, realizar administração medicamentosa, entre outras.
  • Manter limpo e organizado o ambiente que o idoso vive, bem como suas roupas e artigos pessoais.
  • Preparar a alimentação do idoso, quando necessário, sempre orientado pelo nutricionista ou pelo familiar.
  • Acompanhar o paciente em suas consultas médicas, exames e passeios, sempre que necessário.
  • Aferir sinais vitais diariamente, tais como temperatura, pulso, respiração e pressão arterial e relatar corretamente no livro de relatório.
  • Conhecer as leis que regem o estatuto do idoso (Lei Federal, de nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).
  • Realizar mudanças de decúbito no leito para prevenir lesão por pressão.
  • Administrar medicações por via oral.
  • Não se envolver em assuntos particulares tratados pela família, mesmo que solicitado;
  • Manter a confidencialidade de assuntos tratados na residência do paciente.
  • Ter iniciativa, ser positivo.
  • Ser honesto, discreto e ético.

Patologias mais comum em Idosos:

Um bom cuidador de idosos deve saber identificar e lidar com as seguintes patologias abaixo:

1 – Doenças cardiovasculares, entre elas temos:

A doença arterial coronariana, também chamada de aterosclerose coronariana, que consiste no acúmulo de placas de gordura dentro das artérias, limitando assim o fluxo sanguíneo para o coração.

Hipertensão Arterial, que consiste no aumento da pressão sanguínea nas artérias do corpo. Sendo considerada como alta acima de 14/9 e grave quando acima de 18/12.

Parada cardíaca, que seria a parada súbita da função cardíaca, consciência e respiração.

Insuficiência cardíaca, doença crônica que ocorre quando o coração não consegue bombear, como deveria, o sangue para o restante do corpo.

Arritmia cardíaca, ocorre quando a frequência cardíaca funciona de maneira irregular, ou seja, acelerada ou lenta demais.

Doença arterial periférica, também conhecida como doença vascular periférica, que ocorre quando depósitos de cálcio e gordura são acumulados nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo de sangue para os membros inferiores.

2 – Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Também conhecido como acidente vascular encefálico, ocorre quando há o entupimento (isquêmico) ou rompimentos (hemorrágico) dos vasos que levam o sangue para o cérebro, causando sequelas. O isquêmico é o mais comum e representa 85% dos casos.

3 – Câncer

Sendo os mais frequentes na terceira idade: os de pulmão, próstata, mama e intestino. Segundo a ONU, 70% dos casos de câncer no mundo ocorre depois dos 60 anos.

4 – Diabetes Mellitus

que é uma doença caracterizada pela pelo aumento do açúcar no sangue, ou seja, quando o organismo não produz quantidade suficiente de insulina que tem como função levar a glicose para as células do corpo.

Tipo 1 – O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, neste caso faz se necessário a aplicação de insulina. Ela ocorre geralmente na juventude, mas pode desenvolver até em pessoas de 30 a 40 anos.

Tipo 2 – Mais comum em idosos, neste caso o pâncreas continua a produzir insulina (mesmo com algum grau de diminuição), porém o organismo que se torna resistente aos seus efeitos, fazendo com que as células fiquem impossibilitadas de captar a glicose circulante no sangue. Esse tipo de Diabetes está diretamente relacionada ao estilo de vida que o indivíduo levou durante anos, hábitos alimentares ruins, tabagismos, consumo excessivo de álcool e sedentarismo.

5 – Doença de Parkinson

Consiste em uma doença neurológica, degenerativa e progressiva, caracterizada por tremores de repouso, rigidez, lentidão de movimentos e instabilidade de equilíbrio. Em muitos casos, afeta a área cognitiva, comprometendo o pensamento e a linguagem.

6 – Demência

Caracterizada perda progressiva da memória, comprometendo o pensamento, o discernimento e algumas vezes o convívio social.

7 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Consiste em um grupo de doenças pulmonares que impedem o fluxo de ar, dificultando a respiração. As  mais comuns são: o enfisema pulmonar e a bronquite crônica.

8 – Artrose, osteoartrite ou osteoartrite

Consiste no desgaste da cartilagem e do osso. Os sintomas mais frequentes são rigidez e dores nas articulações.

9 – Catarata

Caracterizada por uma lesão ocular, tornando o cristalino opaco e a visão embaçada. Uma em cada  cinco pessoas acima dos 65 anos, desenvolve catarata. A cura só é possível através de cirurgia.

10 – Doença de Alzheimer

Enfermidade neurológica degenerativa progressiva, caracterizada pelo declínio das funções cognitivas (memória, atenção, linguagem, julgamento), interferindo no comportamento e nas relações sociais. Ainda não foi descoberta a sua cura, porém existem tratamentos medicamentosos e cuidados específicos que permitem aliviar os sintomas e favorecem  uma melhoria na qualidade de vida desses pacientes.

Por que a escolher a HelpCare ?

A HelpCare RJ é uma agência de cuidadores de idosos que possui todo know-how e infraestrutura necessárias para fornecer à sua família uma equipe plenamente capaz, profissional e ética para cuidar de seu ente querido com carinho e total excelência.  Nosso desafio é criar um ambiente agradável, acolhedor e seguro, que valorize as qualidades e minimize as fraquezas do idoso assistido.

Entre em contato conosco agora mesmo, receba um orçamento grátis e sem compromisso e descubra o porquê de nossos clientes amarem a HelpCare RJ é referência em agência de cuidador de idosos no Rio de Janeiro.

HelpCare RJ
Rua México, 31 – Sala 703 – Centro
Rio de Janeiro, RJ 20031-141
Brasil
Telefone: 21 3500-8465
Telefone secundário: 21 98384-9817
Email: helpcarerj@helpcarerj.com.br